O antialérgico foi desenvolvido com o objetivo de inibir a ação da histamina, um medidor químico secretado pelo corpo, que causa os sintomas de diversos tipos de alergia, principalmente a rinite e a urticária. Mas, nesse quesito existem dois grupos, a partir de fatores como a formulação, os efeitos e o foco da ação.

Anti-histamínicos de primeira geração


São medicamentos que possuem formulação baseada em substâncias lipofílicas. Também são rapidamente absorvidas pelo intestino, bloqueando a ação da histamina por todo o corpo.


Como é um anti-histamínico que também age no cérebro, é um medicamento que causa alguns efeitos colaterais, como sonolência e fome.

Esses antialérgicos são indicados para pessoas que buscam alívio rápido para os sintomas da alergia ou que possuem dificuldade em descansar devido ao incômodo das crises alérgicas. Dessa forma, é uma ótima opção para serem administrados à noite.

Anti-histamínicos de segunda geração


Possuem absorção mais lenta pelo organismo, o que faz com que sejam administrados entre uma e duas vezes ao dia, conforme indicação médica. Também causam menos sedação, com efeitos leves nas habilidades psicomotoras.

Além dos efeitos colaterais, esse medicamento apresenta várias contraindicações, como é o caso de pessoas com problemas hepáticos ou que estão em tratamento à base de antidepressivos.

Por isso, se você atua como farmacêutico (a) é fundamental estar atento sobre as peculiaridades existentes nos medicamentos e nada melhor do que fazer uma pós-graduação e se tornar expert nesse quesito. Conheça e faça sua matricula na especialização em Gestão, Prescrição e Serviços Farmacêuticos no Incursos. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF