A hipertensão ou hipotensão é uma causa que não escolhe idade, mas, geralmente, costuma ser mais recorrente em pessoas idosas. A pressão arterial é o valor que representa a força que o sangue faz contra os vasos sanguíneos à medida que é bombeado pelo coração e circula pelo corpo. Em estado normal a pressão deve estar próxima dos 120x80 mmHg, sendo assim, quem está acima desse valor é considerado hipertenso (a), e, quem está abaixo, a pessoa está com hipotensão. É por isso que a pressão arterial deve ser regulada adequadamente independente do caso. Porém, para que isso ocorra é importante saber usar de maneira correta o aparelho de aferir pressão.

Para que a pressão arterial seja aferida as pessoas podem contar com técnicas manuais, como o esfigmomanômetro, ou aparelhos digitais, que são vendidos em farmácias e algumas lojas de produtos médicos e que são fáceis de utilizar em casa. No entanto, certas aplicações não funcionam para "medir" a pressão arterial como por exemplo, utilizar os dedos ou relógio de pulso. Isso porque esses métodos só ajudam a medir a frequência cardíaca, que é o número de batimentos do coração por minuto.

Como aferir a pressão corretamente


Algumas dicas que ajudam a obter resultados corretos são:

No período da manhã e antes de tomar qualquer medicamento;

Após urinar e descansar por, no mínimo, 5 minutos;

Sentado (a) e com o braço relaxado.

Também é fundamental não tomar café, bebidas alcoólicas ou fumar 30 minutos antes, assim como, manter a respiração normal, não cruzar as pernas e evitar falar durante a aferição.

Além disso, a braçadeira precisa estar adequada ao braço, não sendo muito larga ou apertada. No caso de pessoas obesas, a alternativa para a aferição da pressão pode ser por meio da colocação da braçadeira no antebraço.

Certos aparelhos também são capazes de aferir a pressão arterial nos dedos, porém não são confiáveis e, por isso, não devem ser utilizados em situações mais sensíveis, pois a pressão arterial nas extremidades é diferente da pressão no resto do corpo.


Já em relação a aferição da pressão arterial na coxa ou na panturrilha só é indicada quando a pessoa possui alguma contraindicação para fazer a medição nos membros superiores, como ter algum tipo de cateter ou ter feito cirurgia de remoção de gânglios linfáticos.

Aparelho digital


Para usar o aparelho digital da melhor forma é necessário colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço. Depois com o cotovelo apoiado na mesa e a palma da mão virada para cima, ligar o aparelho e esperar até que ele faça a leitura da pressão arterial.

Alguns aparelhos digitais possuem uma bomba, por isso, nestes casos, para encher a braçadeira, deve-se apertar a bomba até os 180 mmHg, esperando depois que o aparelho faça a leitura da pressão arterial. Caso o braço da pessoa seja muito grosso ou muito fino, poderá ser necessário o uso de uma braçadeira maior ou menor.

Esfigmomanômetro


Neste caso, o uso do esfigmomanômetro e do estetoscópio requerem alguns passos, como:

1- Procurar sentir o pulso na dobra do braço esquerdo, colocando a cabeça do estetoscópio nesse local;

2- Colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do mesmo braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço;

3- Fechar a válvula da bomba e com o estetoscópio nos ouvidos, encher a braçadeira até aos 180 mmHg ou até deixar de ouvir sons no estetoscópio;

4- Abrir a válvula lentamente, ao mesmo tempo que se olha para o manômetro. No momento em que se ouve o primeiro som, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o primeiro valor da pressão arterial;

5- Continuar a esvaziar a braçadeira até o momento em que não se ouve mais som. Após isso, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o segundo valor da pressão arterial;

6- Juntar o primeiro valor com o segundo para obter a pressão arterial. Por exemplo, quando o primeiro valor é 130 mmHg e o segundo é 70 mmHg, a pressão arterial é de 13 x 7.

Aferir a pressão arterial com esfigmomanômetro não é algo simples e, por isso, precisa ser feito por um profissional da saúde que tenha o devido conhecimento.

Aparelho de pulso


Em situações em que a pessoa irá aferir a pressão arterial sozinha por meio do aparelho de pulso deve-se colocar o aparelho no pulso esquerdo com o monitor virado para dentro, apoiando o cotovelo na mesa, com a palma da mão voltada para cima aguardando o aparelho fazer a leitura da pressão arterial. Para que o resultado desta aferição seja mais confiável é importante que o punho esteja posicionado na altura do coração.

Este aparelho não deve ser utilizado em todas as situações, como no caso de aterosclerose. Desta forma, antes de comprar um aparelho o ideal é questionar ou esclarecer as dúvidas com um farmacêutico ou enfermeiro.

Quando é preciso avaliar a pressão?


A pressão deve passar por aferição nos seguintes casos:

Em pessoas com hipertensão pelo menos uma vez por semana;

Em pessoas saudáveis, uma vez por ano, pois a pressão alta nem sempre gera sintomas;

Quando há sintomas como tonturas, dor de cabeça ou visão.

Em algumas situações, o enfermeiro ou médico pode indicar uma aferição mais regular, sendo importante que a pessoa registre os valores obtidos para que o profissional de saúde consiga comparar.

Em quais locais podemos aferir a pressão?


Em casa, em farmácias ou no pronto-socorro. Mas em casa, o ideal é utilizar um aparelho digital em vez de medir manualmente, por ser mais fácil e rápido.

Se você atua na área da farmácia ou da saúde sabe o quanto a hipertensão é algo recorrente na vida de muitos idosos. Além disso, vários fatores podem ser agravados devido a idade avançada. Por isso, se você deseja ampliar seu conhecimento e sua forma de atender pacientes que se encontram na terceira idade, conheça e se matricule na especialização em Gerontologia, Dimensões Biológicas, Psicológicas e Sociais no Incursos. Seja um (a) especialista nesta área e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Tua Saúde

Imagem: 123RF