Considerada uma doença crônica ou síndrome neurovascular a enxaqueca é um problema que afeta diversas pessoas e tem como principal sintoma a forte dor de cabeça. Ainda não se sabe ao certo qual é a origem desta síndrome, mas, é preciso afastar a dor e alcançar um alívio tomando algumas medidas de disciplina e fazendo um tratamento médico adequado.


Além da cefaleia, vários outros sintomas aparecem em forma de crises agudas de dor. Essa sensação de dor costuma durar de 4 horas a 3 dias por diversos fatores do dia a dia. De acordo com o Hospital Vivalle, os sintomas mais comuns são:

Presença de náuseas e/ou vômitos;

Calafrios;

Aumento da vontade de urinar;

Cansaço;

Falta de apetite;

Náuseas e vômito;

Dormência ou formigamento;

Problemas de concentração;

Sensibilidade à luz e/ou ao som.

Vale lembrar que a enxaqueca pode se dar em qualquer região da cabeça, por isso é importante perceber qual é a intensidade e o local da dor.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca atinge de 10 a 20% da população, com idade entre 25 e 50 anos, sendo mais comum em mulheres, principalmente as fumantes.

Diferente da dor de cabeça, a enxaqueca deve, todavia, ser acompanhada por um especialista para que ele identifique o melhor tratamento, ajudando o paciente a alcançar uma melhor qualidade de vida.

O que pode causar a enxaqueca?


Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, observou que existem cinco grandes fatores internos e externos que podem, assim, desencadear o início de uma enxaqueca e podem ser diferentes para cada pessoa, como:

Ambiente com luz forte, ruídos altos, alterações climáticas;

Alimentos e bebidas como chocolate, queijo, cafeína, frituras, gorduras, bem como frutas cítricas e bebidas alcoólicas;

Alterações do sono, dormir demais ou de menos;

Alterações climáticas como as variações bruscas de temperaturas, a ingestão de líquidos gelados com o organismo aquecido ou suando;

Fatores emocionais e estresse;

Menstruação e fatores hormonais.

Como aliviar a enxaqueca?


Assim como foi mencionado acima que ainda não há uma origem para a enxaqueca, também não existe uma cura, porém é possível amenizar o problema. As crises podem ser diminuídas evitando os fatores que provocam o seu início. Para fazer o uso de medicamentos o mais indicado é ter uma orientação médica antes.


Segundo um relatório da Opas Brasil, um neurologista costuma iniciar no paciente um tratamento baseado no uso de analgésicos, anti-inflamatórios, triptanos e anticonvulsivantes, que promovem, dessa forma, um relaxamento na região da cabeça.

O Blog da Saúde, plataforma do Ministério da Saúde, diz que para aliviar os sintomas é indicado:

Beber bastante água;

Comer com moderação;

Descansar e colocar um pano úmido aonde dói;

Tomar o medicamento recomendado pelo médico, na dosagem e frequência recomendada.

Como melhorar a enxaqueca de maneira natural?


Uma boa opção é complementar o tratamento médico com uma alimentação adequada e prática de atividades físicas regulares. Essas medidas ajudam, assim, a aliviar o estresse que a dor causa. Além disso, a pesquisa Tratamento de enxaqueca – Escolhas Racionais, esclarece que repousar em quarto escuro e silencioso é, por vezes, suficiente para acabar com a dor durante a crise de enxaqueca.

Já em relação aos pacientes com dor leve e sintomas iniciais, recomenda-se alguns tratamentos alternativos como acupuntura, meditação e tratamentos homeopáticos.

Como se prevenir das crises de enxaqueca?


As crises de enxaqueca impedem que tarefas consideradas simples no dia a dia sejam realizadas, como caminhar, dirigir, assim como trabalhar ou sair com os amigos. De acordo com um artigo da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), para quem sofre com a enxaqueca, evitar bebidas alcoólicas, estimulantes, como café e guaraná, luz, barulho, cheiros e atividade física em excesso pode ajudar a prevenir crises.

Minimizar a necessidade de medicamentos


Segundo uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), as pessoas enxaquecosas, nome científico de quem tem enxaqueca, devem respeitar suas rotinas diárias. Isso porque diversas pessoas relatam que o simples fato de se retirar para um ambiente bem escuro e relaxar durante 40 a 60 minutos, sem sequer tomar o medicamento para enxaqueca, faz com que a dor de cabeça, na fase inicial, não se transforme em crise. Dessa forma, na medida em que for possível, investir em uma hora deitado ou reclinado no escuro pode aliviar os sintomas.

Qual medicamento tomar?


Muitos medicamentos, isoladamente ou em combinação, são usados para controle das crises de enxaqueca, com o objetivo de cessar a dor ou aliviá-la.


A Opas Brasil, diz que normalmente são preferidas as apresentações orais. As preparações efervescentes ou dispersíveis, ou seja, diluídas em água também são preferidas por terem absorção mais rápida que a dos comprimidos convencionais.

Além disso, outras vias de administração podem ser utilizadas. Com base nos dados existentes, vários grupos farmacológicos mostram-se eficazes em reduzir a dor. Normalmente, quando o tratamento é iniciado precocemente, os resultados são melhores.

Qual o melhor tratamento?


O tratamento para enxaqueca crônica, conforme o relatório da Opas Brasil deve ser indicado pelo neurologista e é baseado no uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, triptanos e até anticonvulsivantes, de acordo com o tipo de enxaqueca de cada pessoa. No entanto, só devem ser usados sob indicação médica.

O que comer durante a enxaqueca?


Uma dica é anotar o que foi consumido para relacionar os alimentos ingeridos com o surgimento da crise de enxaqueca. Dessa forma, a pessoa passa a conhecer melhor os alimentos que trazem uma maior sensação de bem estar ou que influenciam no desencadeamento de uma crise de enxaqueca.

Segundo o Hospital do Coração, durante as crises, os alimentos que devem ser incluídos na dieta são: semente de linhaça, atum, sardinha, salmão, banana, castanha-do-pará, canela, grão de bico, feijão, lentilha, granola, pães, leite, queijo, gengibre e os chás de maracujá e de erva-cidreira, pois melhoram a circulação, ajudam a reduzir a pressão na cabeça e são antioxidantes.

O que não comer?


O Blog do Ministério da Saúde esclarece que há uma dieta a seguir para quem já foi diagnosticado com enxaqueca. Por isso, é fundamental evitar alimentos que agravam as crises, como por exemplo queijos amarelos, chocolate e bebidas alcoólicas. Portanto, manter uma dieta equilibrada é essencial.

Apesar de ser uma causa presente tanto em homens quanto em mulheres, o sexo feminino costuma ser mais afetado pela enxaqueca assim como em outras doenças. Por isso, se você atua na área da saúde e deseja aprofundar seu conhecimento nas questões ginecológicas voltadas para o público feminino, o Instituto Monte Pascoal possui uma pós-graduação ideal para você. Conheça e faça sua matrícula na especialização em Citopatologia Ginecológica.


Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF