A farmácia de hospital é uma unidade que funciona em conjunto com a equipe médica com o objetivo de garantir que medicamentos sejam usados de forma segura e consciente, atendendo às demandas de pacientes e alcançando sua melhora. E, embora esteja sujeito à direção dos órgãos de administração dos hospitais, esse tipo de farmácia tem autonomia técnica e científica. A direção desse serviço é obrigatoriamente feita por um farmacêutico hospitalar.

O setor de farmácia hospitalar é responsável por tarefas como produção, armazenamento, controle e distribuição de medicamentos pelas alas de um hospital, orientando o uso de remédios conforme sua eficiência e custo-benefício, de acordo com cada caso dos pacientes.


Sendo assim, o farmacêutico hospitalar tem a função de pesquisar e designar corretamente os medicamentos para os pacientes, sendo indispensável que a instituição crie sua própria dinâmica do processo, para que não ocorram erros.

Organização


A maneira de fornecer medicamentos pode ser coletiva, individualizada ou unitária. No primeiro formato, a farmácia hospitalar direciona os medicamentos de acordo com os pedidos de toda a unidade, e, apesar de ser uma prática mais simples e demandar menos profissionais, é necessário redobrar a atenção, para que não haja descontrole.

No fornecimento individualizado, o médico responsável solicita a dose via prescrição, reduzindo os riscos de extravio e trocas, além de exigir uma equipe maior.

Por fim, no fornecimento de dose unitária, o controle de estoque farmacêutico é bastante rígido. Os remédios também são dispensados pela prescrição médica, no entanto, contêm identificação total do paciente, juntamente com suas necessidades especiais e cuidados personalizados, como a hora correta de cada dose e possíveis alergias.

Funções


As funções da farmácia hospitalar são as mais diversas, mas, dentre elas estão:

Fazer um bom planejamento, com a compra de remédios e outros produtos demandados pela farmácia, juntamente com seu armazenamento e distribuição;

Priorizar acima de tudo o uso seguro de medicação, verificando a prescrição dos remédios;

Buscar o desenvolvimento e a manipulação de medicamentos sob medida para as exigências de quadros excepcionais de pacientes;

Prever e identificar possíveis reações adversas, interações medicamentosas e alergias relacionadas às substâncias prescritas;

Estar alinhado às regras estipuladas pela biossegurança, na prevenção de infecções e disseminação de patógenos e produtos tóxicos pelo hospital;

Realizar um controle de estoque eficiente, determinando também a aquisição de outros insumos exigidos pelo setor, registrando entrada e saída de medicamentos, com foco maior nos controlados e utilizados em cirurgias;


Buscar reduzir o desperdício de medicamentos, bem como monitorar a qualidade das medicações, verificando, por exemplo, suas datas de validade.

Pilares da farmácia hospitalar


Planejamento - as inovações tecnológicas na saúde são fundamentais para uma boa administração da farmácia do hospital, que deve contar com um planejamento que engloba quesitos como padronização de medicações, cadastros de pacientes e custos financeiros.

No planejamento, informações que ajudam a analisar o melhor custo-benefício e as negociações devem estar presentes, fortalecendo o relacionamento com fornecedores.

Controle de estoque - o estoque deve ser acompanhado de perto, ao mesmo tempo em que é registrada a demanda por medicamentos e o consumo dos mesmos, seguindo uma referência confiável, para manter os níveis de estoque sempre seguros.

Redução do desperdício - para obter o máximo de produtividade e reduzir custos, a peça-chave é a redução ou eliminação total dos desperdícios. Para isso, podem ser estabelecidas metas que vão desde o fornecimento e o armazenamento de medicamentos até o próprio atendimento dos pedidos realizados pelos médicos.

Dessa forma, o farmacêutico hospitalar e sua equipe devem agir rapidamente na separação e dispensa de remédios e outros materiais, checando o cumprimento dos padrões continuamente, uma vez que a saúde 4.0 pede novas formas de otimização dos processos.

Se você atua na área da farmácia e deseja dar um passo à frente na sua carreira profissional e se capacitar melhor, faça sua especialização em Farmácia Hospitalar Oncológica no Incursos. Aprofunde seu conhecimento com o módulo de Estruturação do Serviço de Farmácia Hospitalar: atividades e comissões hospitalares, e vários outros. Seja um especialista no assunto e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: Hipolabor e TOTVS

Imagem: Envato Elements