As micoses são infecções provocadas por fungos que afetam a pele, as unhas e os cabelos. Costumam ser frequentes onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. São exemplos de micoses superficiais a pitiríase vesicolor, as tineas, a candidíase e as onicomicoses.

Pitiríase Versicolor – comum em jovens, a doença é de evolução crônica e recorrente. Pessoas com a pele oleosa são mais propensas a ter esse tipo de micose. Ela também é conhecida como micose de praia ou pano branco, e causada por fungos do gênero Malassezia.

Tineas (tinhas) – causada por um grupo de fungos que vive às custas da queratina da pele, pelos e unhas. Estes fungos podem ser encontrados em animais, no solo e nos homens.

Candidíase – a infecção pela cândida pode comprometer isoladamente ou conjuntamente a pele, mucosas e unhas. É um fungo oportunista, assim, existem situações que favorecem seu desenvolvimento, como baixa da imunidade, uso prolongado de antibióticos, diabetes e situação de umidade e calor.

Onicomicoses – acomete tanto as unhas dos pés quanto as das mãos. São raras na infância com predomínio no adulto maior de 55 anos. Geralmente a unha se descola do leito e se torna mais espessa. Pode também haver mudança na coloração e na forma.

Tratamento


Normalmente, a escolha do tratamento é feita pelo dermatologista conforme o tipo e a área do corpo em que a micose está instalada. Entre as principais opções estão:


Pomadas


Costumam ser as mais indicadas pelos dermatologistas para tratar as micoses de pele, seja na virilha, candidíase ou pano branco. O tratamento normalmente dura de 1 a 4 semanas e o medicamento irá depender do tipo da lesão que a pessoa apresenta. Geralmente as pomadas indicadas pelos profissionais da área são aquelas que contêm Cetoconazol, Miconazol ou Terbinafina.

Soluções ou loções


As soluções devem conter princípios ativos capazes de eliminar o fungo, como ciclopirox, miconazol, fluconazol e cetoconazol. Elas também podem ser utilizadas tanto para o tratamento de micoses de pele quanto para micoses do couro cabelo quando não são encontradas na forma de shampoo. O fungirox é um antifúngico que pode ser utilizado tanto na forma de soluções quanto na forma de esmalte, sendo indicado pelo dermatologista dependendo do tipo e localização da lesão.

Esmaltes


São utilizados para tratar as micoses de unha e os mais indicados pelos dermatologistas são o Fungirox e a Micolamina, que é um antifúngico capaz de impedir o mecanismo de ação do fungo e alterar sua estrutura.

Comprimidos


Normalmente os comprimidos são indicados pelo dermatologista quando a micose de pele é muito extensa e o tratamento com pomadas ou soluções não é tão eficaz. Na maioria das vezes, o dermatologista indica o uso de Fluconazol 150 mg ou Terbinafina 250 mg, por exemplo.

Como evitar a volta da micose


Depois de fazer todo o tratamento necessário para combater a micose, o fungo é eliminado e a pessoa fica curada, no entanto, é preciso ter alguns cuidados de higiene para evitar que ocorra nova infecção. Alguns dos cuidados mais importantes incluem:

Manter a pele sempre limpa e seca, especialmente em locais de pregas cutâneas;

Usar o chinelo para tomar banho em locais públicos;

Trocar as meias, roupa intimas ou biquínis, se for o caso, todos os dias;

Utilizar roupa de algodão e que não seja tão apertada;

Não partilhar roupas, toalhas ou lençóis com outra pessoa que tenha micose.

Se você atua na área da farmácia e sabe da sua importância como profissional nos cuidados e orientações farmacêuticas, saiba que você pode ainda ser melhor fazendo uma pós-graduação de qualidade. Conheça e se matricule na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal.


Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Tua Saúde

Imagem: 123RF