A vaginose bacteriana é denominada como uma infecção genital e sua principal causa é o excesso da bactéria Gardnerella vaginalis ou Gardnerella mobiluncus no canal vaginal. A infecção ocorre devido a um desequilíbrio na microbiota vaginal da mulher resultando na diminuição da quantidade de lactobacilos e predomínio de uma espécie de bactérias sobre outras. Normalmente, este problema se manifesta em mulheres que se encontram na idade reprodutiva.


Sintomas


A Vaginose Bacteriana não apresenta uma reação inflamatória, por isso o reconhecimento da doença só pode ser percebido através dos seguintes sintomas:

Coceira intensa;


Queimação ou desconforto ao urinar;

Cheiro fétido;


Corrimento branco, que também pode apresentar coloração amarelada ou cinza.


Durante a menstruação, a infecção também causa um odor desagradável e forte, pois nesse período a ação das bactérias aumenta.

Diagnóstico


O diagnóstico da Vaginose pode ser feito por meio de um exame ginecológico, no qual o médico nota se há a alteração do conteúdo vaginal. Depois desse primeiro exame clínico, o médico solicitará um exame de laboratório, como o Papanicolau. Também poderá ser solicitado um exame de urina ou de urocultura, e testes imunológicos.


Para estabelecer o diagnóstico de vaginose bacteriana por Gardnerella sp, os critérios analisados são: corrimento vaginal branco homogêneo em grande quantidade; secreção vaginal com pH superior a 4,5; identificação de forte odor, principalmente ao misturar a secreção vaginal com solução de KOH a 10%; presença de bactérias e alteração nas características das células epiteliais, que recebe o nome de clue cells, visualizadas microscopicamente.

Prevenção


É fundamental em relações sexuais fazer uso da camisinha, seja masculina ou feminina, em todas as relações. Também é preciso que o parceiro realize uma consulta com o urologista para verificar se realmente não apresenta nenhum sintoma da doença, prevenindo assim uma reinfecção da mulher.

Também é importante dar atenção especial à higiene íntima para não relaxar e nem exagerar na limpeza. Quando for ao banheiro sempre limpe a vagina da frente para trás a fim de não trazer as bactérias do ânus para o genital. Durante o banho, evite fazer duchas vaginais e utilizar bidês, pois nesses locais podem existir bactérias que desequilibram o trato vaginal. Assim, a sua saúde ginecológica ficará mais preservada.

Tratamento


O tratamento indicado para a vaginose bacteriana é realizado com o uso de antibiótico, seja por via oral ou de uso tópico com creme vaginal ou óvulos. O uso de medicamento oral é indicado durante sete dias, assim como o creme vaginal, aplicado por sete noites, ou então, de acordo com a indicação do ginecologista. O tratamento não deve ser interrompido com a melhora dos sintomas.

Nos dias de tratamento o ideal é não consumir bebida alcoólica, pois, podem ocorrer reações adversas entre a interação do álcool com alguns dos medicamentos utilizados para tratar a infecção.

Dúvidas frequentes


A vaginose é perigosa na gravidez?


Sim. A infecção pode atingir os tecidos e fluidos que circundam o feto, como o líquido amniótico e a placenta, e provocar parto prematuro, paralisia cerebral e aborto espontâneo. A mulher corre risco de ter o aumento de abscessos no útero, sepse e hemorragia pós-parto. Por isso, em caso de febre e dor abdominal durante a gestação, a mulher deve procurar um médico.

Posso fazer sexo enquanto estiver com vaginose?


Apesar de não se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), a relação sexual pode agravar o quadro. Além disso, alguns cremes e géis antibióticos usados no tratamento podem enfraquecer o látex usado nos preservativos. Portanto, é melhor aguardar a regressão completa dos sintomas, o que ocorre em poucos dias.

Como diferenciar vaginose de candidíase?


A principal diferença é que a candidíase geralmente não provoca odor forte. Enquanto a secreção da vaginose tem uma textura mais granulosa.

Como amenizar o cheiro forte da vaginose?


O odor da vaginose não tem a ver com a higiene; portanto, não adianta tentar lavar "mais" ou "mais forte". Isso pode até piorar o problema. O melhor a fazer é procurar um médico e iniciar o tratamento.

É comum o problema voltar?


Sim. Muitas mulheres têm recorrência em 3 a 12 meses. Quando o problema se torna muito frequente, pode ser necessário tomar antibióticos por períodos bastante longos.

Os cuidados com a saúde ginecológica da mulher são essenciais, principalmente por haver doenças silenciosas que podem se agravar e provocar o câncer. Nesse sentido, se você atua na área farmacêutica e quer se tornar um especialista no diagnóstico laboratorial de patologias do trato ginecológico, conheça e se matricule na especialização em Citopatologia Ginecológica no Instituto Monte Pascoal. Faça a diferença no mercado de trabalho como um (a) profissional ainda mais capacitado (a).


Fonte: Gineco, Tua Saúde e Drauzio

Imagem: 123RF